Licenciamento socioambiental

Grandes empreendimentos precisam cumprir determinações legais para obterem licença para operar. Para esses processos, atuamos oferendo às empresas desde a organização e realização de audiências públicas até estudos para o meio antrópico, formulando diagnósticos socioambientais.

Propomos programas nas áreas de educação, saúde, empreendedorismo, capacitação de mão de obra, comunicação, diálogo e investimento social, dentre outros, que visam prevenir, controlar ou mitigar impactos sociais, bem como potencializar as oportunidades intrínsecas ao empreendimento.

Entendemos que as condicionantes do licenciamento ambiental são obrigações legais a serem cumpridas, ao mesmo tempo que são oportunidades de realizar processos de forma clara, transparente e conectados com as demandas do território de atuação.

Atualmente, além do licenciamento ambiental formal, é importante se atentar também para a licença social. A Licença Social é uma espécie de permissão concedida pelos públicos de influência para operação, produção e ampliação dos negócios em determinado contexto. Ou seja, uma empresa só consegue a sua Licença Social mediante a aceitação de suas atividades pela sociedade e/ou comunidade local.

Apesar de ainda não ser oficializada por legislação específica, a Licença Social tem sido muito debatida e amparada por parâmetros definidos por organizações internacionais, tais como o IFC, que, em suma, orientam que esta licença deva ser adquirida através do diálogo constante e do engajamento dos stakeholders, fatores fundamentais para a gestão empresarial de qualquer negócio de forma ética, transparente e eficaz.

Sua empresa está com dificuldade no licenciamento ambiental ou em conseguir a licença social? Venha conversar conosco!

Deixe seus dados que entraremos em contato!




Veja mais sobre o serviços
Galeria de imagens

Av. Getúlio Vargas, 1671 - 7º Andar - Savassi, Belo Horizonte - MG, 30112-024

(31) 3194-3200

integratio@integratio.com.br