Monitoramento de Indicadores Socioeconômicos – região do entorno dos empreendimentos da Companhia Siderúrgica do Pecém
Cliente: Companhia Siderúrgica do Pecém
Atuação em: São Gonçalo do Amarante e Caucaia/CE – 2015-2017
Integratio Mediação Social e Sustentabilidade

O DESAFIO
A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) viu a necessidade de realizar o monitoramento de indicadores socioeconômicos dos municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia – CE, bem como de comunidades localizadas no entorno da Companhia, visando avaliar os impactos causados pelo seu empreendimento na região onde este está inserido.
A SOLUÇÃO
Realização de levantamento e inserção de dados primários e secundários em um Sistema de Monitoramento, a partir de uma Matriz de Indicadores Socioeconômicos.
Além do acompanhamento sistemático das informações do território, foram elaborados também Relatórios Analíticos de Monitoramento, com periodicidade trimestral, bem como realizadas Pesquisas Sociais com temáticas específicas de relevância para a CSP.
A METODOLOGIA
Foi realizada a coleta de dados primários por meio de pesquisas quantitativas e qualitativas e os dados secundários foram levantados em fontes oficiais de dados. Técnicas avançadas de análise estatística descritiva e inferência estatística foram empregadas, visando mensurar os impactos da Companhia Siderúrgica do Pecém para a socioeconomia local, tanto no âmbito dos impactos positivos, quanto também negativos. O monitoramento se estabeleceu através do input e acompanhamento dos indicadores no sistema IntegraDados, desenvolvido para Integratio Mediação Social e Sustentabilidade.



