MINERAÇÃO AURIZONA
A Mineração Aurizona (Equinox Gold) é o primeiro complexo industrial e de mineração de ouro no estado do Maranhão (Brasil). A operação está localizada no norte do Brasil, perto do Estado do Pará e da região amazônica.
A proximidade entre a operação e as comunidades sempre representou desafios à responsabilidade social corporativa e ao engajamento das partes interessadas.
Com o total apoio da Integratio, a empresa tornou-se capaz de consolidar um amplo trabalho social, político e ambiental no território, seguido de uma forma ética e responsável.
Desde 2014, Integratio vem gerenciando a responsabilidade social corporativa, engajando as partes interessadas, as comunidades e planejando iniciativas de desenvolvimento.
Como um primeiro passo na abordagem das comunidades, as metodologias participativas apoiaram a licença social para operar avaliações para atender às demandas, necessidades e expectativas das partes interessadas. A etapa seguinte, após a realização da avaliação participativa, envolveu um amplo plano de responsabilidade social corporativa e um mecanismo de reclamação para garantir melhorias da empresa para a comunidade em um ciclo positivo de construção de confiança.
O QUE FIZEMOS?
– Gestão da Responsabilidade Social Corporativa
– Gestão do mecanismo de reclamação – abordando a comunicação e o engajamento das partes interessadas
– Gestão de Impactos Sociais e Ambientais
– Indicadores-chave de desempenho Gerenciamento
– Gestão de acesso à terra
– Gestão de Relacionamento Institucional
COMO TEMOS FEITO?
– Desenvolvimento de um amplo programa de Responsabilidade Social Corporativa, tanto para engajar como para gerar receitas;
– Treinamento e Coaching da equipe de Responsabilidade Social;
– Treinamento da mídia;
– Mecanismo de reclamação seguindo padrões internacionais;
– Gerenciamento de assuntos governamentais e públicos;
– Envolvimento e análise constante das partes interessadas;
– Desenvolvimento de relatório anual de desempenho em Responsabilidade Social Corporativa (RSC);
– Desenvolvimento de Comitês de Desenvolvimento Comunitário e Cooperativo de Agricultores locais;
– Campanhas internas sobre desenvolvimento socioeconômico e o esforço e contribuições da empresa;
– Desenvolvimento de linha de base socioeconômica para monitoramento de impactos socioambientais em comunidades e instituições relevantes;
Esta gestão permitiu um maior envolvimento das partes interessadas e promoveu o desenvolvimento socioeconômico. Portanto, o trabalho permitiu à empresa maximizar os impactos positivos e assegurar uma gestão adequada dos impactos negativos de suas operações.