Responsabilidade Social – Mineração Aurizona

O primeiro complexo mineroindustrial de ouro maranhense surgiu com a chegada da Mineração Aurizona, do grupo Equinox Gold. O empreendimento está localizado no município de Godofredo Viana, na microrregião do Gurupi, Estado do Maranhão.

As estruturas que compõem a mina e planta de beneficiamento estão localizadas próximas às comunidades de Aurizona, São José e Barão do Pirucáua. Somado a proximidade entre empreendimento e comunidades ao processo inerente de instalação de um projeto, apresentaram-se desafios de comunicação e relacionamento.

Ter uma parceira especialista em gestão de mediação e diálogo possibilitou o empreendimento a consolidar de forma ética e responsável sua relação com o território nos últimos 6 anos.

Desde 2014 gerenciamos o setor de Responsabilidade Social da Mineração Aurizona por meio da promoção do diálogo com o poder público municipal e estadual, com os colaboradores, as comunidades do entorno e seus principais representantes.

Deixe seus dados que entraremos em contato!




Como primeira etapa do processo de aproximação com as comunidades, foram implementadas metodologias participativas com a finalidade de conhecer as demandas, necessidades e expectativas da população. Após a realização do diagnóstico participativo, foi possível identificar quais projetos e programa melhor se adequariam à realidade apresentada.

– Gestão da Comunicação e Relacionamento com Stakeholders
(Comunidades, Institucionais e Público interno)

– Gestão dos Impactos Sociais

– Gestão da Informação

– Gestão da Responsabilidade Social

– Gestão da Comunicação e Relacionamento com Público Interno

– Gestão Territorial

– Gestão das Relações Institucionais

  • Estruturação da equipe de Responsabilidade Social;
  • Alinhamento de discurso; com treinamento de porta-vozes
  • Criação do mecanismo de registros de manifestações;
  • Encontros estruturados com o poder público;
  • Contatos pessoais com as lideranças locais;
  • Monitoramento constante dos stakeholders;
  • Monitoramento de publicações e mídias sociais;
  • Estruturação do Projeto de Visitas Guiadas;
  • Elaboração de relatórios anuais de gestão social e informativos bimestrais;
  • Criação do Comitê de Desenvolvimento Comunitário – CDC;
  • Compartilhamento das ações sociais com o público interno;
  • Desenvolvimento de baseline socioeconômico para monitoramento de impactos socioambientais junto às comunidades e instituições pertinentes;
  • Construção do sistema de indicadores de relacionamento com as comunidades, orientado pela matriz de materialidade;
  • Fortalecimento dos projetos e programas de responsabilidade social.

Essa gestão possibilitou maior engajamento de stakeholders e fomento ao desenvolvimento socioeconômico. Desta forma, nosso trabalho tem permitido maximizar os impactos positivos e assegurar a correta gestão dos impactos negativos de suas operações.

 

PROJETOS DESENVOLVIDOS

São 13 projetos desenvolvidos, com o objetivo de disseminar a educação ambiental, esporte, cultura e estreitar o relacionamento com a comunidade. Além de compreender ações de capacitação profissional, negócios sociais, estímulo à agricultura familiar e apoio às iniciativas da gestão pública.

Através do Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica da revista Minérios e Minerales, dois projetos já tiveram sua relevância reconhecida: Projeto Jovens Agentes Ambientais e o PAIS – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável.

 Os projetos e seus benefícios alcançam também as sedes urbanas de Godofredo Viana, Cândido Mendes, Luís Domingues e Carutapera. Segundo o IBGE, somados, os quatro municípios possuem uma população de 57.656 pessoas atingidas de forma direta e indireta pelas ações dos projetos.

Deseja saber mais sobre gestão territorial e gestão responsabilidade social? Preencha o formulário da página ou utilize nossos canais para entrar em contato conosco.

Av. Getúlio Vargas, 1671 - 7º Andar - Savassi, Belo Horizonte - MG, 30112-024

(31) 3194-3200

integratio@integratio.com.br