Para entendermos bem a Gestão de Stakeholders e tudo que envolve esse processo, primeiro precisamos deixar claro o conceito dessa palavra sem tradução direta para o português do Brasil.
Stakeholders são os públicos que têm relação com a atuação da empresa. Eles influenciam ou sofrem influência do empreendimento de formas diferentes e têm atuações e demandas também variadas, ao mesmo tempo que interagem entre si e compartilham algumas vivências e interesses.
A Gestão do Stakeholder visa gerenciar e acompanhar a dinâmica das partes interessadas, as suas ações e relações, que estão em constante mudança.
Diante disso, é necessário primeiramente, realizar um levantamento de quem são essas pessoas e a dinâmica de relacionamento que existe entre elas, para isso fazemos o Mapeamento de Stakeholders.
O mapeamento de stakeholders é um trabalho de análise do perfil dos públicos de relacionamento da empresa, no qual se levanta questões importantes sobre o território de atuação, bem como receios e expectativas sobre o empreendimento, e sobre o posicionamento e a dinâmica dos públicos em questão. Com isso, por meio de metodologias estruturadas nas melhores práticas nacionais e internacionais, como o IFC, esses aspectos são apresentados, dando condições para um planejamento mais assertivo e eficiente do relacionamento e atuação da empresa com seus públicos.
Ou seja, a partir do mapeamento de stakeholders, é possível planejar então o engajamento da empresa com os seus públicos de relacionamento, orientando temas e formatos a serem adotados em programas e projetos desenhados de forma adaptada e coerente a cada realidade. Assim, aumenta-se as chances de resultados positivos e sustentáveis para a empresa e para os variados públicos que têm relação com a sua atuação.
Se quiser aprofundar e otimizar o relacionamento da empresa com seus stakeholders, entre em contato conosco!