Gestão Territorial

A Gestão Territorial é um processo que busca compreender e gerenciar as relações entre as pessoas e o espaço onde vivem, além dos empreendimentos que estão chegando ou já compartilham o território. Ela tem como objetivo garantir que os recursos naturais e os espaços (urbanos e rurais) sejam usados de forma equitativa e sustentável, beneficiando tanto as comunidades locais quanto os empreendimentos que atuam ou querem atuar nessas áreas. O compartilhamento pacífico dos territórios é fundamental para projetos de qualquer porte e estágio de desenvolvimento, mas é especialmente importante para grandes projetos, pois eles podem ter um impacto significativo sobre as comunidades e o meio ambiente.

A gestão territorial permite que os empreendimentos sejam planejados, construídos e operados de maneira a minimizar impactos e maximizar os benefícios para as comunidades locais. Também ajuda a garantir que os interesses de todas as partes envolvidas sejam considerados e equilibrados, contribuindo para a construção de sociedades mais justas e sustentáveis. E, por fim, trazendo tranquilidade para que o empreendimento possa se desenvolver e operar sem percalços.

Os estudos de Gestão Territorial envolvem a realização de cadastro físico de imóveis, conhecimento dos que ocupam o território, negociação fundiária, programa de reassentamento e relatórios de ação de reassentamento.